Desafio Literário - Melancia - Marian Keyes


Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire uma garçonete, se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal!

Nada tendo em vista que a anime, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; a mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e o pai, à beira de um ataque de nervos. Após passar alguns dias em depressão, bebendo e chorando, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. É justamente nessa hora que James, seu ex-marido, reaparece. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa.

Um livro encantador! Melancia é impulsionado não só pela presença de uma heroína charmosa, ao longo de uma trajetória vivenciada aos trancos e barrancos, repleta de imprevistos e reunindo personagens peculiares, como também é incrementado pelo estilo singular de Marian Keyes.

Melancia foi uma descoberta! O livro mais parece uma novela das 7, com um humor único, uma linguagem simples, um enredo que se encaixa perfeitamente.

Claire passa para o leitor uma realidade de fatos, ela transmite a verdade de muitas mulheres que se casam e esquecem que a vida a dois se cultiva todos os dias, as partes têm que ceder de alguma maneira e a gente acaba mudando a nossa realidade, engordamos, criamos hábitos de dependência, nos descuidamos na aparência — certo que isso não é a regra —, e quando nos damos conta nosso mundo desmorona, assim como aconteceu com Claire.

Porém o livro traz uma lição que deve ser entendida e guardada, não podemos depender de ninguém, seja de marido, família, amigos, temos que sempre ter uma válvula de escape, caso ocorra algum imprevisto, que pode ser qualquer coisa, desde uma separação ou até mesmo uma morte na família.

Adorei a família de Claire, que nada tem de perfeita, uma mãe que não sabe cozinhar, um pai passivo, irmãs loucas que viram a casa de cabeça para baixo.

A discrição da pequena Kate faz a gente imaginar uma bolinha rosada de bebê lindo e fofo, e o Adam e seu charme me cativaram!

Se prepare para um livro maravilhoso, uma narrativa meticulosa. Tem horas que parece que Claire se vira para a gente, olha nos olhos e explica o porquê de dizer aquilo... Muito bom mesmo, me senti sentada numa cadeira confortável ouvindo Claire me contar a história da sua vida.
Gostei bastante também do final do livro, perfeito para um chick-lit, não podia esperar nada melhor, portanto dei nota 9,5.

Um trecho com o qual me identifiquei muito, eu e Claire temos algo em comum:
 
"Minha adrenalina começava a bombear todas as vezes que eu chegava a cem metros de uma livraria.

Amava os livros(...)
O toque e seu cheiro. Uma livraria para mim era como uma caverna de Aladim. Mundos e vidas inteiros podem ser encontrados logo atrás das capas lustrosas. E tudo o que você precisa fazer é olhar."


21 comentários

  1. Tou vendo que Marian Keyes é ame ou odeie, mesmo... Já li outras resenhas para o desafio (ou não) em que os leitores não amaram de paixão. Tenho dois dela, mas ainda não li. Não sei o que esperar...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeita pra falar por que não é novidade que ADOREI este livro, foi o único desta autora que li até agora, mas como gostei muito, não ficará só neste.
    O que eu posso dizer deste livro é que com ele eu morri de raiva não só do James, mas de todos os homens da face da terra!!!!
    Hiuahiuahiuahiua
    Vale muito a pena se você quiser dar umas boas risadas.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho Sushi dela em casa esperando para ser lido, não sei porque ainda não o li.... mas... quem sabe um dia kkkk

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha.
    Fiz a leitura desse livro há algum tempo atrás. No início, achei meio chatinho, mas depois fui gostando da história.
    Ainda não li outros livros da autora, dizem que são bons, mas ainda "olho" desconfiada para os livros dela.
    rs

    ResponderExcluir
  5. Realmente é um livro que vale a pena ser lido!
    A história parece fazer parte de nós!

    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  6. eu ja li, e aprovo de boa a nota 9,5
    é um livro muito legal, só que o inicio dele é um pouco cansativo..
    mas adorei toda a reviravolta na historia

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu adoro Melancia. Aliás, adoro a Marian e as irmãs Walsh. É um livro lindo e leve, mas tem uma história emocionante, né? Viu só? A Claire tb é uma apaixonada por livros!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, foi essa mesma parte que vc citou que eu achei linda enquanto lia!!

    Tbm me identifiquei bastante!!

    É o unico livro da Marian Keyes que eu li e pretendo ler os outros das irmãs de Claire!!

    Tbm adorei a pequena Kate, e o Adam então...

    Bjos Leninha

    ResponderExcluir
  9. Não tenho a mínima vontade de ler esse livro, nem sei porque, sempre leio resenhas elogiando ele, mas esse livro não me desce, rsrssr.

    ResponderExcluir
  10. Leninha,

    Sou suspeita p/ falar porque sou fã da Marian Keyes e tenho todos os livros dela. Não vejo a hora de serem lançados outros livros dela por aqui!

    Amo os livros que abordam a Família Walsh.

    Todos são muito bons!

    A autora te leva a situações loucas e incrivelmente divertidas, você consegue se identificar com algumas situações e rezar para nunca ter que passar por outras que ela descreve, o tipo de humor cheio de sarcasmo e umas belas pitadas de ironia tornam qualquer livro da autora a receita para o bom humor e horas de divertimento.

    Nossa, Lena! Que coincidência!

    Acredita que muitas coisas que você citou, eu também tinha citado na minha resenha, inclusive o trecho com o qual acho que todos nós amantes de livros, acabamos nos identificando com a Claire! rs.

    Ótima resenha! Fico muito feliz que você apreciou 'Melancia', pois eu amei a primeira vez que li e passei por um momento contraditório de emoções: chorava, ria, tinha vontade de 'matar' o James, sonhava acordada com o Adam, gargalhava com as loucuras da família Walsh... rs.

    'Melancia' é um chick-lit simpático, empolgante e encantador!

    Até o momento foram lançados aqui no Brasil, pela editora Bertrand Brasil, 4 livros das irmãs Walsh: Claire, Rachel, Maggie e Anna. Não sei quando será lançado o 5º livro, que conta a história da Helen.

    - Melancia: Conta a história da Claire
    - Férias: Conta a história da Rachel
    - Los Angeles: Conta a história da Maggie
    - Tem Alguém Aí?: Conta a história da Anna

    Beijos.

    Carla.

    ResponderExcluir
  11. ainda não li, empaquei e não vai pra frente!

    ResponderExcluir
  12. Eu vi esse livro nas Lojas Americanas... Só não comprei porque o real não estava comigo. kkkkkk. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Sempre dizem que esse livro é ótimo, caramba, eu nunca li nada da Marian Keyes!! Ridículo né? :xx

    xx
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Olha, vou dizer uma coisa, há um tempo absurdo tenho vontade de ler Melancia, mas sempre acaba aparecendo um ou outro livro e vou adiando a compra dele. Nunca li nada da autora, então não sei mesmo dizer se eu gostaria do livro. Mas pelo que li nas resenhas até hoje, acho que eu gostaria sim. Quem sabe eu ainda o leia! Em todos os lugares eu sempre digo que acho a capa desse livro muito fofa!

    Bjinho,

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ainda nao mergulhei neste universo do ChickLit, mas sempre gostei das capas dos livros da Marian Keyes!!! Gostei da sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ei Lena,

    Eu amo todos da série, a família Walsh é sempre muito divertida, mesmo com todos os dramas.

    Adorei sua escolha para o desafio :)

    bj

    ResponderExcluir
  17. Acabei de ler um comentário negativo sobre um outro livro da Marian e fiquei com o pé atrás. Sua opinião é completamente oposta e dá até uma animozinho para arriscar a leitura já que nunca li nada dela.
    Sempre quis ler algo dela mas nunca tive chance. Quem sabe já não está na hora de experimentar e ter minha própria idéia quanto aos livros dela?
    Eu também tive sorte no meu livro do Desafio desse mês. Não foi um livro maravilhoso mas também não foi uma decepção total.

    Bjoo.

    ResponderExcluir
  18. Leninha,

    Estou lendo esse livro.
    Depois volto pra comentar.

    Bjos,

    ResponderExcluir
  19. Esse eu quero ler, ainda mais que sua resenha ficou otima!!!
    Mas estou vendo pelo desafio que muitas leitoras não estao gostando dessa escritora..
    Mas esse livro tem arrancado elogios XD

    ResponderExcluir
  20. So tá dando Marian Keys este mês, hein? Puxa!

    ResponderExcluir
  21. Leninha, amore, esse autora é mesmo uma incógnita para mim. A julgar pelas resenhas que li, ela desperta amores e ódios. Espero sinceramente gostar do que lerei. Gostei de sua afirmação quanto ao não viver em função dos outros...sábias palavras.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!