Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks

“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”

Antes de começar a resenhar, estou aqui suspirando profundamente!!!
Depois de tantas resenhas na blogosfera, acho que dizer que o livro é tocante, que traz uma história comovente e única é pouco para expressar o que senti durante a leitura.
O livro é bem mais que isso, é uma lição de amor, de companheirismo, de fé, mas acima de tudo de amor ao próximo.

Um conto de fadas, um amor que nasce de uma relação improvável, que se completa nas diferenças, que faz o leitor pensar, e claro, se apaixonar.

Landon não é o mocinho perfeito idealizado pelos apaixonados. Ele é apenas um típico adolescente, que faz o que se espera para sua idade.
Jamie é única, com um coração puro e uma alma simples, que não atrai por sua beleza, apesar de ela existir, mas sim pela sua bondade e desprendimento.
Um casal com nada em comum, mas que se une pelas forças do destino.
Antes de ler já havia assistido ao filme, mas claro, nada se compara a essa leitura.

Acho que nenhum autor consegue me emocionar como Nicholas Sparks, ele tem o poder de comover, tocar e dilacerar meu coração. Sou suspeita para falar de seus livros, acho que por ser fã, ele pode escrever um rabisco que estou lendo e me apaixonando. O homem tem o dom de tocar profundamente quem lê seus livros, é o típico autor que ou você "ama ou odeia", ou como muitos fazem, apenas o evitam, kkk

Um livro para ler com o coração, para se entregar. Mas claro, nos livros de Nicholas Sparks nem sempre espere um final feliz, com um "felizes para sempre". Então eu me pergunto: Será que um final para ser bom, tem sempre um "felizes para sempre"?! Será que os "felizes para sempre" existem realmente?!
Essas são perguntas que só mesmo as pessoas que leem esse livro poderão responder.
Então quer saber?! Leia, depois volte aqui e me diga o que achou!

PS: O filme teve seu brilho especial para mim, até por que a cena do encontro entre Landon e o pai quase acaba comigo. Os atores escolhidos para o filme foram perfeitos, e a trilha sonora super linda, com a voz radiante de Mandy Moore.

 

12 comentários

  1. Nicholas é muito sensível e escreve historias lindas! Adoro!

    Esse filme marcou a minha vida e confesso que gostei mais que o livro (o que é raro acontecer)!

    Parabens pela resenha amiga!

    ResponderExcluir
  2. O filme é lindo mesmo...e essa cena do pai dele realmente é cortante...acho que os atores vestiram super bem os personagens... (e o Langdon é um fofo!!!...rsrsrs)
    Ainda não li o livro mas tô a caça dele e de Noites de Tormenta....tenho a mesma opinião que vc sobre Sparks...rsrs
    Adoro os livros dele e tô tentando completar a coleção...esse é mais um pra listinha...
    Bjokas.

    ResponderExcluir
  3. Nicholas Sparks escreve com o coração e sinceridade por já ter passado pelo sofrimento de perder a irmã para o câncer.
    Se a algo que aprendi a aceitar nos livros dele é que a vida é dura e temos que aprender com seus acontecimentos.Aproveitar os momentos felizes, que mesmo curtos, podem ser os melhores que tenhamos na vida.
    Ainda não li Um Amor Para Recordar pois vi o filme e chorei muito.Confesso que toda vez que vou ler Nicholas Sparks preciso criar coragem para enfrentar e aceitar os altos e baixos,alegrias e tristezas,vida e morte que sempre acompanham suas histórias.
    Considero Nicholas um escritor simples mas tocante,é a única palavra que encontro,pois toda história dele tem um enredo comum,de coisas que podem acontecer a qualquer um,mas as lições que o Nicholas transmite durante a leitura,as sensações,sentimentos são por demais reais.É como se ele enxergasse dentro do coração de cada um e pudesse sarar as feridas que por algum motivo estão lá,nos dando esperança que coisas melhores virão como um bálsamo para a dor.

    ResponderExcluir
  4. Meu exemplar ta aqui na fila aguardando sua vez...rs

    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Ah, Lena... Eu nunca deixo de me emocionar com esse livro... Mesmo lendo resenhas, meu coração bate mais o forte... O Nicholas é demais, mesmo! É incrível a capacidade dele de emocionar, comover... ensinar... E, mesmo que seus finais não sejam o típico final de "contos de fada", onde tudo dá certo e todo mundo "vive feliz para sempre", mesmo assim, não se pode deixar de adorar e emocionar-se... Não com o Sparks!
    Sua resenha ficou linda! Parabéns!
    Bjus,
    Náh

    ResponderExcluir
  6. PERFEITO SUA RESENHA!!! Hoje mesmo comentei sobre esse autor maravilhoso com minhas amigas, ele consegue colocar todos os sentimentos possíveis dentro da história e os finais? o que é isso?! Simplesmente surpreendentes, maravilhosos apesar de nem sempre ser o que esperamos ou os felizes para sempre que estamos acostumados.Eu simplesmente amo Nicholas Sparks!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leninha.

    Concordo com você. Nicholas Sparks é o mestre na arte de escrever sobre as complexidades das relações humanas e tem um dom raro que toca-nos profundamente.

    Adoro os livros dele, mesmo que me acabe de tanto chorar, mas mesmo assim ainda persisto na leitura dramática. Sempre fui fã, especialmente deste livro e filme que já perdi a conta de quantas vezes assisti.

    A cada vez, é uma emoção diferente e uma novidade. Adoro os atores, em especial o Shane, porque sempre acompanhei seu trabalho, desde os seriados Once and Again e ER, além de outros filmes.

    A química entre ele e Mandy foi mais do que perfeita! É um filme que emociona e nos encanta, além da trilha sonora impecável.

    Para quem não sabe esse livro foi inspirado em uma história verídica, sobre a irmã do autor, em quem a personagem de Jamie foi inspirada. (Ela teve o mesmo destino da personagem, infelizmente!).

    A vida do Sparks sempre foi cheia de tragédias, por isso seus livros sempre nos tocam no fundo de nossa alma.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi leninha, li esse livro há muito tempo, mas quando o li ele tinha o nome e Um ano inesquecivel... O livro é lindo, chorei horrores lendo, e ainda choro vendo o filme rsrsrsrs...
    BEijos

    ResponderExcluir
  9. Que resenha, preciso ler esse livro estou encantada com ele. Nicholas Sparks é perfeito que escritor.

    ResponderExcluir
  10. LI O LIVRO E VI O FILME, HAJA LÁGRIMAS, É LINDO DEMAIS, EU AINDA CHORO SE LER AS PÁGINAS FINAIS, ALIÁS GANHEI ESSE LIVRO NUMA PROMOÇÃO, BOM DEMAIS!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Leninha,

    não tenho o livro e ainda não o li.

    Assisti o filme e adoro.

    Tenho certeza que a leitura é super emocionante.

    So de lembrar da historia ja da vontade de derramar algumas lagrimas.

    Adorei a resenha.

    Bjos,

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito desse livro, acho super emocionante e triste ao mesmo tempo. Já tenho meu exemplar para completar a coleção junto com o filme que amo demais.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!