Autora convidada: Tammy Luciano

Hoje é com grande prazer que trago aos amigos e leitores do Sempre Romântica, uma presença muito especial!
A querida e famosa Tammy Luciano nos brinda com um texto muito gracinha, tornando o Aniversário do blog um mês ainda mais especial!

Tammy o espaço é seu, desfrute-o!
Blogs, livros e muito amor!


Uma escritora amiga comentou sua alegria ao ler que a lendária Jane Austen, quando lançou seu primeiro livro, admitiu ter cometido erros no seu escrever. Minha conhecida se sentiu aliviada ao pensar nas críticas que receberá. Não sei se a história envolvendo Jane Austen é verdadeira ou não, mas algo que aprendi é que o escritor precisa relaxar, viver um dia de cada vez com seu livro, não fazer muita pressão em si mesmo e amar seu livro como um filho literário.

Quando meu primeiro livro foi lançado em 2003, rapidamente compreendi a necessidade de aceitar a opinião das pessoas para sobreviver às avaliações alheias. Ele ainda não tinha chegado às livrarias e uma colunista condenava a biografia de uma garota de 20 anos, questionando se teria enredo. O livro foi lançado, vendeu otimamente bem, recebeu prêmio, foi elogiado e a tal colunista sumiu no meio de seus textos malfadados.  


Com ‘Sou Toda Errada’, tomei uma postura ainda mais radical - ou seria o contrário de radical? - e relaxei de vez. Como no meu terceiro livro a protagonista aparecia como uma vilã, sabia que algumas pessoas podiam não entender bem a missão da minha escrita, a arrogância da Mila, seu veneno, suas ofensas... E podiam achar que todo aquele preconceito estava, na realidade, embutido em mim, mostrando pensamentos jogados em um livro como uma espécie de desabafo. Resolvi então aceitar os comentários e as avaliações de peito aberto, tendo calma na hora de ler as resenhas. Publicar um livro denso, em que a personagem foge do politicamente correto me levava ao enfrentamento do mundo literário. Decidi curtir e aproveitar o momento, assim como um ator quando faz um vilão, recebendo como elogio a confusão do público.

No meio disso tudo, aprendi que existe algo chamado gosto -  sempre algo pessoal. É como aquela moça linda da TV que todos acham linda e alguém diz:

- Ela é feia.

Ninguém entende como alguém tão bonita aparece feia para aquela pessoa. Como disse antes, uma questão de gosto. Acho que um livro precisa ter uma história atraente, ser bem escrito, revisado, publicado com qualidade, mas o autor precisa ter a consciência de não ser uma unanimidade. Aliás, o teatro me ensinou uma frase ótima do grande Nelson Rodrigues: “A unanimidade é burra”. Pensando nisso, quando leio uma resenha sobre algum livro meu, tenho em mente respeitar quem escreveu, aceitar a opinião do outro. Muitas vezes a crítica pode falar exatamente do que você amou escrever, ou bate de frente com algo colocado estrategicamente para incomodar o leitor. Incomodou. Eu, por exemplo, optei por não marcar nomes em ‘Sou Toda Errada’. Mila se acha muito importante, olha somente para o seu umbigo, então evitei o uso de nomes. O cantor preferido da minha personagem malvada permanece apenas o cantor preferido, seu ex-namorado é ex-namorado durante quase todo o livro, os seus pais não aparecem, os amigos não são comentados, o nome da banda, detalhes do bairro, nada expliquei muito bem. Fui criticada por isso. Algumas vezes sentia vontade de dizer: No meu livro um, Fernanda Vogel na Passarela da Vida, explico bem o universo da modelo Fernanda, legendando todos os seus passos e sei fazer isso... Mas o autor não deve se defender, simplesmente deixar seguir seu trabalho e aceitar os comentários, ainda mais quando uma crítica fala de algo devidamente pensado.

Agora, claro, quando a pessoa reclama e você concorda, aceite as observações e melhore no próximo trabalho. A produção do escritor não se resume ao primeiro trabalho, ao único livro, aos comentários ruins... Tudo é crescente e o escritor precisa ter a mente aberta para evoluir.

Como funciona a cabeça do escritor nesse meio tempo? Nem todo dia achamos fácil. Quando alguém resolve avaliar toda a minha literatura só pelo meu terceiro livro e decide me condenar, cuspindo no meu trabalho, preciso respirar fundo. Mas isso aconteceu tão pouco que soou como revolta pessoal daquela pessoa com alguma conquista minha. Porque vamos combinar: para quem não consegue sucesso algum, entender uma autora conquistar o público e receber tanto carinho depois de criar uma garota nojenta, deve ser mesmo bem difícil. 

Entendo que os blogs literários, como o lindo ‘Sempre Romântica’, que me convidou para participar de sua linda comemoração de aniversário, foram fundamentais na divulgação do meu trabalho. Quando lancei ‘Fernanda Vogel na Passarela da Vida’, existiam pouquíssimos blogs falando de livros e eu precisava torcer para alguém da imprensa ler o livro e fazer uma nota no jornal, divulgando meu trabalho. Aí apareceram as blogueiras, e os blogueiros, que me surpreenderam publicando resenhas sobre meus livros, me entrevistando, pedindo parcerias e ajudando a me apresentar para os leitores de uma maneira mais coesa e intensa. Quantas mensagens já recebi com a pessoa contando ter me conhecido através de um blog literário? Assim passei a ver um aumento na leitura do meu livro 1, passei a receber parabéns de pessoas que gostam dos meus poemas, vi ‘Sou Toda Errada’ esgotar sua primeira edição e há algumas semanas dei entrevista no Programa do Jô. As blogueiras literárias têm cada dia mais alcance e fico feliz em conhecer várias delas ao vivo, de ter contato diário com quem ama os livros assim como eu e criar um laço que vai além da proximidade física.

Não posso precisar como seria minha carreira sem os blogs literários, mas tenho consciência das dificuldades que viveria para chegar mais perto do leitor. Tenho uma espécie de gratidão com eles que jamais acabará. Então me sinto muito feliz ao vir aqui comemorar o aniversário do Blog ‘Sempre Romântica’ com esse texto e desejar ainda mais sucesso para a querida Leninha, que tive a satisfação de conhecer quando estive na Livraria Cultura para ser entrevistada pela maravilhosa escritora Janaína Rico.

Que os livros nos aproximem ainda mais e que a literatura brasileira conquiste cada vez mais espaço. ‘Sempre Romântica’, meus parabéns pelos 4 anos de Blog e que venham muitos outros dias de comemorações para você, Leninha!

Com amor. Tammy



Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Escreveu os livros Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada. Adora chocolate, madrugada, natureza, cachorros, Frida Kahlo, amor de verdade, viajar e conhecer pessoas. Além de escrever, Tammy grava os vídeos do projeto Crônica Falada (www.youtube.com/tammyluciano) e viaja o Brasil todo para encontrar leitores em livrarias e Feiras. Seu próximo livro, Garota Replay, sairá pelo selo Novo Conceito Jovem da Editora Novo Conceito.



♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•♥

PS: Não esqueça que comentando nos posts de Aniversário do blog em todo mês de Outubro você concorre a Kits de marcadores Exclusivos! Conto com a participação de todos! 


6 comentários

  1. Letícia Damas - leticiadamas@yahoo.com.br25 de outubro de 2011 às 16:16

    Ninguem gosta de ser criticado, isso q é a verdade, poucos sabem fazer bom uso melhorando ou encarando de cara. Também concordo que é necessário seguir em frente e aceitar,afinal todo mundo tem seu gosto.Mas... "não dá pra satisfazer todo mundo né?" e é muito mais fácil falarem mal do que elogiar, a famosa polemica que causa na mídia dá dinheiro acredito que é mais por isso que o fazem.
    Sucesso com seus livros querida e que sua criatividade continue fluindo sem influenica das más linguas!

    Bjos da Le

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lena.

    Adorei o post da Tammy, que colocou em poucas palavras a realidade de qualquer escritor.

    Concordo plenamente que ninguém gosta de uma crítica, mas uma crítica construtiva com o intuito de melhorar e ajudar o escritor em suas obras futuras sempre é bem-vinda!

    Fico muito feliz em apoiar a literatura nacional e fico orgulhosa em saber que tem crescido cada vez mais e mostrando o quanto nossos escritores são criativos e talentosos através de histórias fantásticas que tenho lido ultimamente o que tem me surpreendido cada vez mais.

    Vamos deixar esse preconceito bobo de lado e prestigiar os nossos autores e a nossa literatura nacional, porque eles merecem!

    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro da Tammy, mas brevemente lerei, com certeza! Estou curiosa para conhecer "Sou Toda Errada", do qual só ouço críticas elogiosas a respeito.

    Desejo que ela tenha cada vez mais sucesso e que suas histórias alçam novos voos e horizontes onde todos os leitores possam partilhar desse universo tão fascinante que é a leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Carla, Letícia e Tammy: crítica ajuda a melhorar, a aumentar o nível...
    Eu não li nenhum livro da Tammy, + uma amiga ficou encantada com Sou toda errada, adorou a protagonista meio antagonista. E já me disse que via comprar o próximo livro da Tammy;

    Tammy muito sucesso pra vc. E Leninha, o posts de niver estão ótimos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie!!! Quero agradecer demais o carinho da Leninha comigo e aproveitar para desejar MUITO sucesso para o Blog Sempre Romântica! Muitos outros 4 anos de Blog. Dias lindos que se multipliquem e façam ainda mais gente ler! Espero breve ver Garota Replay por aqui. Leninhaaaa, você foi muito querida comigo quando nos encontramos. Não esqueço viu?
    Um oie especial para Letícia, Carla e Natália que comentaram no post. Meninas, obrigada, é esse carinho que me move a seguir ainda mais forte na realização de novos livros para vocês. Natália, como você ainda não leu um livro meu? Aahhauahahah... Sou Toda Errada tá com uma segunda edição linda para vocês!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br
    @tammyluciano

    ResponderExcluir
  5. Oi Tammy ,adorei tuas palavras,e na vida temos que ser maleáveis pois cada um tem seus gostos particularmente bem definidos,bjnhos.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto!!!!!
    "Que os livros nos aproximem ainda mais e que a literatura brasileira conquiste cada vez mais espaço." - Amém!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!