Maria - Eliana Portella

A SAGA DE UMA FAMÍLIA MARCADA PELO AMOR E PELA TRAGÉDIA. Grandes conquistas, sonhos realizados. Grandes perdas, corações despedaçados. Maria Eva e Luiz Augusto, um amor para a vida toda. A paixão à primeira vista, o encontro de corações e a união eterna. Maria Fernanda e Maria Luiza. Unidas no sofrimento e na idealização de encontrar um grande e verdadeiro amor. Na busca pela felicidade, o destino as uniu, o amor as separou. Uma história de amizade, uma história de amor. A vaidade, o ciúme e o desejo, o equilíbrio e a inconsequência, a conquista e a perda... todos caminhando lado a lado. Encontros e desencontros. Entrega e renúncia. Alegria e tristeza. Coração que bate forte, coração que não bate. Lábios que sorriem, lábios que se calam. Olhos que brilham, olhos que se fecham. Ganhar e perder. Viver e morrer. Maria e Luigi, a esperança de viver um amor impossível. Maria e Matheus, um amor a três. Fidelidade e traição. Em meio a encontros e desencontros, você vai se achar e se perder. Você vai se encontrar!

Primeiramente gostaria de agradecer à Giz Editorial por ter me enviado o livro para análise e claro agradecer pelo presente. Porque "Maria", de Eliana Portella foi para mim mais que um livro recebido para resenhar, foi sim, um inesperado e surpreendente presente.

A autora consegue passar em 380 páginas a história de uma geração, a trajetória de uma família que ousou amar intensamente, e que pagou o preço, recebendo em troca, lágrimas, sorrisos, perdão, mas acima de tudo toda redenção que buscaram.

A primeira parte do livro conta a história de amor entre Maria Eva e Luiz Augusto em meados dos anos 50. Em um primeiro encontro num baile de máscaras nasce um amor que estava escrito nas estrelas, único e de emocionar. Adorei os personagens e a intensidade de seus sentimentos. Um amor que nasceu de um olhar, almas que se encontraram e a autora consegue fazer com que suspiremos durante a leitura, "uma linda história de amor".

Na sequência, conhecemos Maria Fernanda e Maria Luisa, irmãs gêmeas que nasceram sob a marca de uma tragédia. Duas pessoas fisicamente idênticas, mas totalmente distintas na personalidade.

Maria Fernanda é forte, segura, apesar de toda dor que carrega na alma; Maria Luisa vive à sombra de sua irmã, tímida e retraída, ela passa a imagem da inocência, vive das migalhas de afeto que lhe sobram.

Tudo pode acontecer na vida dessas irmãs, amores impossíveis, sonhos realizados, conquistas, traição e muita dor.

Acho que qualquer coisa que eu diga, além disso, sobre a história seria como tirar o prazer de uma leitura tão gratificante, então posso dizer que a autora conseguiu de forma doce, cativar o leitor com uma narrativa simples, clara e emocionante. Apaixonei-me pelos personagens que crescem durante a história, cada um desempenhando seu papel perfeitamente na narrativa. A leitura flui naturalmente de acordo com que passar do tempo e é fácil se localizar nos anos, épocas, durante toda a trajetória. Escrito sob a perspectiva de vários personagens é fácil se apaixonar por um ou outro.

Adorei Luigi, Matheus, as avós lindas e compreensivas, mas acima de tudo, amei o crescimento de Luiz Augusto durante toda a história, e seu final, nada mais que perfeito.

Um livro que já começa lindo por sua capa, com uma sinopse que só aumenta a curiosidade na leitura, que encanta pela doçura da família contida na trama.

Sou suspeita em recomendar um livro que posso classificar como “Meu Número”, vale muito à pena ler e se apaixonar. Parabéns, Eliana Portella você tem o dom de encantar com seu livro, já me tornei fã.

Embora seja algo independente, o processo de revisão foi muito bom, tendo apenas algumas pequenas falhas nos espaçamentos, mas nada que atrapalhe a leitura.


27 comentários

  1. adorei ...me deu vontade de ler..

    ResponderExcluir
  2. Leninha,

    a capa e a sinopse me agradaram bastante, sua resenha só deu pilha para que eu coloque na minha pilha...risos....

    Linda resenha.

    Sucesso a autora.

    Bjos,

    ResponderExcluir
  3. Leia sim, com certeza você vai adorar!

    ResponderExcluir
  4.  Esse é um "Meu Número", fortes emoções numa história tocante.
    Coloca na pilha sim e se apaixone quando o ler!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5.  Pelo visto você gostou do livro hein, também quero ler, principalmente depois de você dizer que a leitura é gratificante. É o seu número? Então tenho certeza de que vou gostar também.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  6.  Encaixou perfeitamente comigo, leia e com certeza você vai gostar também!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Parece ótimo! Vou procurar pra comprar, será que é só com a autora?
    Bjks...

    ResponderExcluir
  8.  Oi Maribell a compra do livro pode ser feita pelos sites, segue o link da saraiva para você:

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3867336/maria/

    Espero que você goste tanto quanto eu da leitura!

    ResponderExcluir
  9. Oi Leninha!!
    Essa é a segunda resenha positiva que leio apenas hoje!!
    Ao que parece o livro é um daqueles que nos conquistam.
    Esse já foi para minha lista.
    bjs

    ResponderExcluir
  10.  Eu recomendo, o livro é muito bem escrito.
    Vale a pena conhecer as "Marias".

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Já estava de olho nesse livro há um tempo, o título me agrada demais. Primeiramente pensei ser algo puxado para o feminismo e baseado em características mais das mulheres, mas vejo que é um romance também. Adorei a estória, pretendo ler!
    Beijos, Leninha
    samuelyblackbird lonely =)

    ResponderExcluir
  12.  Diga-se de passagem, um belo romance!
    Vale a pena ler!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leninha.

    Esse livro e outro da autora estão na minha lista de desejos. Só esperando baixar o preço para comprar.

    Pela intensidade da história que você descreveu acima, sinto que vou adorar e na hora me veio à mente o livro "Apátrida", apesar de histórias distintas. Faz um bom tempo que não leio um bom romance neste estilo, que seja envolvente e intenso.

    Eu quero muito aventurar-me nessa história, porque até agora só tive leituras frustradas. Não estou com sorte! Acho que estou com bloqueio. Só pode!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14.  As coisas vão mudar, logo vc vai ler e se apaixonar por um novo livro!
    "Maria" com certeza tiraria vc desse bloqueio, vou torcer para vc conseguir logo ler o livro.

    Amei suas palavras, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Lena!

    Adorei a dica, com certeza vou procurar para ler \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Boa noite,

    Fiquei conhecendo o seu blog atravéns da sua amiga Nanda que trabalha na Saraiva e gosteio muito, gostei e estou seguindo e parabéns pela resenha.

    Convido vc para conhecer o meu blog e se gostar siga também, tem algumas promos lá, participe.

    Abraços.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

     

    ResponderExcluir
  17. Lena, estou com esse livro na estante e em breve irei ler. Gostei muito do primeiro capitulo e sei que vou gostar muito do restante do livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18.  Leia logo, certeza que você vai se apaixonar pela história das Marias!

    ResponderExcluir
  19. Já vi resenha deste livro e fiquei muito afim de ler,bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  20. Leninha, essa capa é linda mesmo - chama muito a atenção! 
    Adorei sua resenha - o livro parece ser maravilhoso! Espero poder lê-lo em breve - tenho certeza que irei adorar ^^

    Beijos, Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  21. Minha querida Leninha! Que resenha encantadora e fiel, foi maravilhosa a sua interpretação, obrigada por tanto carinho! 
    Estarei a disposição para contato, aqui ou no Face, seu e de suas leitoras lindas! Também tenho um site: www.elianaportella.com Beijos com muito carinho à todas vocês

    ResponderExcluir
  22.  Obrigada pelo carinho, um livro com uma história tão linda deve ser indicado, recomendado e lido com muito carinho!
    Parabéns por sua escrita tão pungente e tocante, beijão e volte sempre ao Sempre Romântica!

    ResponderExcluir
  23.  A capa é linda realmente, na leitura você se depara com um universo tão lindo quanto!
    Recomendo a leitura, com certeza vai tocar você!
    beijos!

    ResponderExcluir
  24.  A Nanda é uma fofa, obrigada pela visita, seja bem vindo e volte sempre!

    ResponderExcluir
  25.  Torcendo para vc encontrar. Leia e se apaixone, beijos!

    ResponderExcluir
  26. já li e ameii só fiquei muito triste quando maria eva e maria luiza morre mais gostei muito

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!